Politicamente (In)Correto

terça-feira, 29 de agosto de 2006

O Que Não se Discute...

Gosto, futebol, política e religião. Foi isso que me disseram hoje quando tentava conversar com um colega sobre Deus. É inútil discutir essas coisas, pois cada um tem sua opinião e ninguém está certo, diziam.

Como assim? Concordo que pra algumas coisas não existem verdades absolutas e que existe espaço para discussão (antes que vocês acendam as fogueiras para me queimarem por heresia, deixem-me explicar). Não existe verdade absoluta pra decidirmos se manga é melhor que maçã, se o titular da seleção brasileira devia ser o Robinho ou o Ronaldo, ou se o candidato à presidência Cristovam seria um melhor presidente do que Lula. Portanto, existe uma esféra de assuntos onde não é possível definir claramente o CERTO e o ERRADO.

Infelizmente essa esféra tem se expandido de tal forma que até a MORALIDADE tem sido englobada pelo relativismo. E é por isso que RELIGIÃO não se discute. Não se pode lidar com "verdades" pois elas são relativas, não é possível falar sobre "absolutos" pois eles não existem. Hoje em dia está mais difícil pro povo saber quando bater o pé e dizer, "ISSO É O CERTO!" ou "A VERDADE É ESTA!" Conseqüentemente, não se pode dizer que existe uma verdade sobre Deus, uma verdade sobre como ter um relacionamento com Ele, ou uma verdade absoluta de COMO chegar até Ele.

Por isso que fui tão criticado hoje. As pessoas estranharam que eu tinha absolutos, que eu pregava verdade absoluta e que tinha certeza do meu Deus. Isso bate tão de frente com aquilo normalmente apresentado que decidiram então encerrar a discussão por aí. "Você é muito cabeça dura," ou "quem é você pra dizer que está certo e eu errado?"

O que nós cristãos fazemos então? Bom, aqui vão algumas sugestões:
1) Devemos mostrar que ser relativista é ilógico.
2) Devemos puxar a discussão para a Bíblia, buscando demonstrar como ela é a palavra de Deus.
3) Devemos mostrar que a Bíblia prega um Deus absoluto, com verdades absolutas.
4) MARRETAR o evangelho neles explicitamente. O pecado existe, é realidade da vida de todos, condena a todos para punição eterna e só pelo sacrifício de Cristo é possível escapar dessa punição.
5) Finalmente, orar (e muito) pelos perdidos com quem estamos discutindo. O raciocínio lógico nunca levou ninguém a salvação, só a atuação do Espirito Santo fez/faz isso. Se Ele estiver ausente da parada toda a discussão é fútil e semente nenhuma brotará no coração dos perdidos.

Sucumbir ao relativismo e não confrontá-lo é afronta direta à essência de Deus e suas verdades.

quinta-feira, 3 de agosto de 2006

Ausência, Mudança e Internet

Perdoem-me a ausência de 4 meses. Sei que alguns checam meu blog de vez em quando e cansaram de ver a foto dos dois velhinhos no post abaixo.
Não pude postar por algum tempo pois estava/estou com um chefe novo e funções novas aqui no serviço. Já que eu não tinha internet em casa, blogava somente no serviço. Mas com tantas mudanças na minha empresa ficou um pouco inviável.

BUT (agora as boas notícias)...


Mudei de casa!

Estou morando agora próximo a escola aonde minha esposa trabalha (ela só precisa atravessar a rua). Mudei por dois, ou melhor, por três motivos:

1) O preço do condomínio no apartamento aonde eu morava me esfaqueava mensalmente.
2) Amo minha esposa e quero o conforto máximo pra ela (e não tem nada a ver com o fato de que, com ela morando perto da escola onde trabalha, o uso do
carro é SÓ meu. *inserir risada macabra aqui).
3) Com a mudança, sou vizinho de um de um pastor MUITO conhecido dentro e fora da igreja presbiteriana e que é um cara muito legal, assim como sua família (sim, sei que ele provavelmente vai ler isso e não, não estou fazendo média... E pastor, se estiver lendo, favor pule as próximas linhas que es
tão em negrito).
IMPORTANTE: Instalei uma escuta com vídeo na sala desse pastor e estou vendendo os devocionais familiares dele no mercado negro. Quem estiver interessado favor enviar um e-mail para: brutusdevos@ipb.org.br (fazemos pacotes para seminaristas e arminianos).

Por fim, o esforço de ficar duas semanas empacotando coisas, carregar os trambolhos na mudança , e o pior de tudo, DESEMPACOTAR tudo sob o comando e olhar vigilante da esposa valeram a pena pois... Agora tenho internet!

Tudo isso só pra dizer que vou postar com mais frequência agora. Se isso é motivo de alegria ou tristeza é outra história.


Estão todos convidados a tomarem um café na minha nova casa (se trouxerem algo pra comer é claro :-).

Até o próximo post.